Medindo o capim no pastejo rotacionado

Medindo o capim no pastejo rotacionado

Conheça uma ferramenta simples que ajuda o pequeno pecuarista a fazer a troca de piquetes na hora certa.

Pra você que ainda não conhece o pastejo rotacionado, saiba o que é e quais as suas vantagens no artigo abaixo:

A ferramenta

Utilizando o rodízio de pastagens, o criador precisa equilibrar dois lados: suprir as exigências nutricionais do gado e garantir a permanência saudável do capim.

O produtor precisa saber a hora certa de retirar os animais do piquete, e o tempo de deixar que a forragem cresça e ganhe nutrientes o suficiente para a próxima etapa de consumo.

Para ajudar neste processo, a Embrapa Gado de Corte desenvolveu uma régua de manejo de pastagens.

Basicamente, a régua estabelece medidas (em centímetros) para cada etapa do manejo. Em um lado da ferramenta estão as alturas de entrada e saída (resíduo) das braquiárias, na outra dos panicuns (coloniões).

Verifique a tabela com as alturas para cada tipo de capim no final da postagem.

Aprenda como fazer uma cerca elétrica de qualidade lendo o nosso e-book 100% gratuito: Guia Prático para Cercas Elétricas Rurais.

Na prática

Na hora de medir, a régua deve tocar o solo, posicionada na vertical e bem próximo da forrageira, para que seja possível verificar o seu atual tamanho.

A régua tem uma faixa verde mais ao meio, e faixas vermelhas acima e abaixo. O verde indica o intervalo em que há melhor desempenho animal e produtividade da pastagem. As faixas vermelhas indicam um manejo inadequado: na superior, subpastejo, na inferior, superpastejo.

Se o capim chega a faixa vermelha superior, então é preciso mais gado no piquete. Se o capim chega a faixa vermelha inferior, então o pasto precisa de menos animais ou de descanso. A lotação adequada é aquela que mantem a pastagem dentro da faixa verde da régua.

Fonte: Globo Rural

As alturas adequadas para cada tipo de forrageira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *