Melhorando o desempenho do gado com boas práticas de manejo

Melhorando o desempenho do gado com boas práticas de manejo

Definição

Boas práticas de manejo são técnicas utilizadas no setor rural que se especificam em cada tipo de produção, para que dêem maior rendimento e lucros para o produtor.

Na pecuária, estas boas práticas favorecem o bem-estar animal ao longo do processo de produção, seja gado de corte ou de gado de leite. O objetivo é ter a melhor interação humano-animal possível, para não estressar a criação.

Fazendas aplicando estes cuidados têm visto resultados relevantes na saúde e desempenho dos seus bovinos.

Na prática

No criatório Bela Vista Senepol, localizado em Paulo de Faria (SP), os bezerros passam por procedimentos sanitários e identificação logo após o nascimento. Para amenizar o trauma da separação da mãe, os filhotes recebem uma massagem.

Lá não há marcação feita à queimadura, e são utilizados colares de identificação até cicatrizarem os furos nas orelhas. Não tem mais gritaria ao conduzir o gado. A condução é feita com calma e devagar, utilizando uma bandeira para ajudar no direcionamento

Resultado

Os cuidados adotados foram sugeridos pela pecuarista Carmen Perez. Há 12 anos, Carmen implementou as técnicas de boas práticas na propriedade Agropecuária Orvalho das Flores, no MT, focando na cria.

Utilizando as boas práticas, a propriedade diminuiu a mortalidade no curral, aumentou o ganho de peso dos bezerros e melhorou a fertilidade das fêmeas.

Carmen diz que é necessário constância para ver os resultados, e toda a equipe precisa estar engajada neste desafio. Quando os tratadores percebem os benefícios, tanto para os animais quanto para si mesmos, eles aceitam bem as técnicas. O gado, então, passa a facilitar o manejo, e a diminuir o risco de acidentes.

Para ter total controle da sua produção bovina, seja leite ou carne, utilize o CPT Fazenda Premium! Além de gerir sua propriedade rural, com ele você controla a reprodução do gado, medicamentos a serem administrados, verifica o histórico de cada animal, controla fases de manejo e mais. Tudo em um programa simples e intuitivo!

Acesse o a página do CPT Fazenda Premium ou entre em contato conosco!

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *