Ministério da Agricultura cria plano de padronização da qualidade do leite

Ministério da Agricultura cria plano de padronização da qualidade do leite

Você por acaso está por dentro do PQFL? Saiba um pouco sobre o Plano do Ministério da Agricultura que pretende elevar o padrão de qualidade do leite produzido no Brasil, e suas normativas: IN 76 e IN 77.

Mas o que são essas siglas?

As IN’s (ou instruções normativas) 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fazem parte do Plano de Qualificação do Fornecedor de Leite (PQFL).

O Plano baseia-se na implantação das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) na cadeia produtiva do leite. E a finalidade das normativas é definir parâmetros para produtores e indústria, a fim de melhorar a qualidade do leite.

A IN 76 estabelece um conjunto de características que os leites cru refrigerado, pasteurizado e o pasteurizado tipo A devem possuir.

A IN 77 revela critérios a serem aplicados em toda a cadeia produtiva do leite. Desde a produção, conservação, transporte, organização da propriedade, instalações, equipamentos, até a capacitação de funcionários e controle sanitário.

Direcionamento Educacional

A diferença da IN 77 para as normas anteriores do MAPA sobre a qualidade do leite está no seu direcionamento educacional. Ela prevê a capacitação de produtores e técnicos do setor de laticínios. O que acontecerá com apoio do laboratório da Embrapa.

Erivelto Costa, supervisor da Área de Leites da Frimesa, diz que houve muitas mudanças na rotina das indústrias laticinistas desde a publicação de novas IN’s, em novembro de 2018 “A principal mudança está no campo, onde os processos de produção, armazenamento e coleta do leite estão no foco principal.”

Para acompanhar estas mudanças, tenha o auxílio da tecnologia. Melhore seus negócios em gerência e produtividade com softwares de qualidade!

Mais informações

Confira também o guia orientador do PQFL (Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite) :

http://www.agricultura.gov.br/assuntos/boas-praticas-e-bem-estar-animal/arquivos-publicacoes-bem-estar-animal/guia-orientativo-para-elaboracao-do-pqfl

Fonte: Embrapa, O Presente Rural, AgroNews Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *