Monitore o mercado do seu e-commerce

Com a grande expansão do comércio eletrônico, ou e-commerce, cada vez mais pessoas estão investindo nessa “novidade” e, muitas delas, têm se frustrado com os resultados. Em certas épocas do ano é comum que as vendas caiam e muitos comerciantes ficam tentando entender como, onde, quando e por que erraram.

A resposta é simples: em um setor cada vez mais concorrido, certamente o seu concorrente apostou em ações que produziram mais resultados do que as suas. Por conta disso, é essencial manter sempre um monitoramento do mercado do seu e-commerce.

Retomando o que já foi dito, com a existência de cada vez mais concorrentes, é preciso estar atento a todas as informações e novidades que podem produzir impacto direto em sua loja virtual. E esse entendimento implica no conhecimento desde os anseios do seu consumidor até as tendências comerciais.

E, analisar também o seu concorrente pode ser essencial para a definição de suas estratégias. É preciso conhecer o perfil dele, quais ações foram tomadas para que você tome decisões mais acertadas e para que consiga pensar em novas estratégias, conseguindo projetar o seu negócio e pensar também nas decisões futuras.

Monitorar o mercado do seu e-commerce pode ser um enorme diferencial para a sua empresa, principalmente tratando-se da superação de expectativas dos seus clientes.

É impossível descrever uma fórmula perfeita e completa que consiga monitorar todas as ações dos seus concorrentes, mas há algumas práticas que podem ser fundamentais para realizar o monitoramento do mercado de forma eficiente, de acordo com as características dos seus clientes e do setor onde você se encontra.

Conheça algumas dessas práticas de monitoramento de mercado:

– Analise as promoções do seu concorrente para que você possa refletir e definir a melhor promoção para oferecer aos seus clientes;

– Pesquise sobre a possível existência de novos produtos, que podem estar sendo vendidos em outras lojas e que você nem sabe que existe;

– Após observar também a loja dos seus concorrentes, observe o que pode ser melhorado na sua e de que forma você pode “ganhar” dele;

– Realize uma busca orgânica a fim de verificar a sua presença no “Top 5” de resultados do site Google;

– Realize uma análise da precificação dos seus concorrentes para que você consiga também definir o melhor preço para os seus produtos;

– “Calce as botas” dos seus clientes e se comporte como ele: busque por produtos como os que você vende na internet. A partir dos resultados, observe as lojas que aparecem no topo e tente compreender as estratégias utilizadas por elas;

– Produza um consolidado com tudo o que você encontrar para que, num futuro próximo, você possa utilizar novamente essas informações.

Para concluir e de forma a tirar essa dúvida, lembre-se que: monitorar o mercado e o seu concorrente não significa copiar o que ele está fazendo, mas sim saber como ele dá seus passos, para que você possa pensar em estratégias que o superem.


Conheça nossos Softwares da Área Gestão de Empresas:

CPT Controle Econômico e Financeiro – Software para Controlar o Resultado Econômico e Financeiro de um Negócio
CPT Microempreendedor – Software de Gerenciamento Financeiro para Profissionais Autônomos, Liberais e Microempreendedor Individual
CPT Almoxarifado – Software para Gerenciamento de Almoxarifado

Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *