O que é sustentabilidade econômica?

Atualmente muito se fala sobre a sustentabilidade econômica. Mas, o que essa expressão significa? A sustentabilidade econômica diz respeito a um conjunto de práticas, que podem ser econômicas, financeiras e administrativas que tenham como objetivo o desenvolvimento de uma empresa ou país, sem deixar de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados por empresar tem sido a criação de uma política econômica que, proporcione crescimento econômico, lucros, rendas, propicie a geração de empregos e, ao mesmo tempo, não cause danos ao meio ambiente.

Algumas ações podem ser adotadas de forma a garantir a sustentabilidade econômica, seja em empresas ou pelo governo. Confira a seguir as principais:

Em empresas:

– Utilizar energias limpas e renováveis, sempre que possível. Um exemplo desse tipo de energia pode ser a eólica, obtida com ventos, e a solar, obtida com os raios solares.

– Tratar todos os resíduos orgânicos e materiais resultantes do processo produtivo de empresas, dando prioridade à reciclagem do lixo.

– Priorizar processos produtivos que usem a água e a energia elétrica de forma racional e econômica.

– Tratar adequadamente os poluentes que também são gerados durante o processo produtivo.

– Usar meios de transporte que sejam mais econômicos e menos poluentes, sempre que possível, como o transporte marítimo e o ferroviário.

Pelo governo:

– Instituir políticas de desenvolvimento de infraestrutura necessárias que não causem dano ao meio ambiente.

– Dar incentivos fiscais às empresas que façam a reciclagem ou priorizem tecnologias que tenham como objetivo o desenvolvimento sustentável.

– Fiscalizar e punir empresas que poluem e geram qualquer dano ao meio ambiente.

– Conciliar, através de políticas públicas, o desenvolvimento econômico, o uso de recursos naturais e a proteção ao meio ambiente.

E, quais são as vantagens da sustentabilidade econômica?

– Com a conservação do meio ambiente, empresas e governo produzem economia financeiras a médio e longo prazos.

– Valorização popular da imagem do governo e de empresas que são sustentáveis.

– Com a preservação do meio ambiente, há a garantia da manutenção da qualidade de vida e, também, de um futuro melhor para as gerações que ainda estão por vir.




Conheça nossos Softwares para a Gestão Empresarial:

CPT Controle Econômico e Financeiro
CPT Plano de Negócios
CPT Microempreendedor



Fonte: Sua Pesquisa.com – suapesquisa.com


por Renato Rodrigues

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *