Passos para o MEI fazer a declaração anual do IR

Anualmente, todo micro e pequeno empresário enquadrado no regime do Simples Nacional deve realizar a declaração do Imposto de Renda. Por meio do Portal do Empreendedor, o empresário pode fazer a DASN-SIMEI entre 02 de janeiro e 31 de maio. No ato da declaração, devem ser acrescentadas todas as informações referentes ao total da Receita Bruta da empresa no ano anterior.

É de suma importância que o microempreendedor individual separe os dados referentes à Pessoa Física (CPF) dos relativos à Pessoa Jurídica (CNPJ). Não se deve confundir a declaração do Imposto de Renda pessoal (IRPF) com a da empresa (Pessoa Jurídica), que se refere à receita da atividade do MEI. Já os lucros obtidos correspondem à renda da Pessoa Física e, portanto, são considerados rendimentos não tributáveis.


MEI, siga os passos para a declaração anual do IR:


Passo 1


No Portal do empreendedor, selecione a opção DECLARAÇÃO ANUAL – DASN-SIMEI. Ao acessar o formulário, inicie o seu preenchimento com as informações necessárias, como CNPJ da empresa. Adicione todos os caracteres alfanuméricos e clique em continuar. Logo, você verá dois tipos de declaração: original e retificadora. Na declaração original, selecione a opção do ano anterior (ano-base 2017, por exemplo).


Passo 2


No espaço referente ao Valor da Receita Bruta Total, adicione o faturamento total anual da empresa. Em seguida, informe o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual. Depois de confirmar os dados, imprima o comprovante da DASN-SIMEI. Não se esqueça de arquivar o documento para uso posterior.


Passo 3


As etapas para preenchimento do formulário de declaração são as mesmas para o MEI – Microempreendedor Individual que não realizar a DECLARAÇÃO ANUAL – DASN-SIMEI no prazo estabelecido por lei. Entretanto, quem proceder à declaração anual após a data limite (até 31 de maio) pagará obrigatoriamente multa. Portanto, não deixe para depois algo tão importante ao seu empreendimento.


Por Andréa Oliveira.

Fonte: sebrae.com.br

Conheça o CPT Microempreendedor – Software de Gerenciamento Financeiro para Microempreendedores Individuais. A ferramenta perfeita para impulsionar o crescimento dos negócios.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *