Pensar fora da caixa – veja como é possível

Pensar fora da caixa é possível? Atualmente escutamos essa expressão, principalmente no mundo corporativo. Trata-se de uma das principais competências do empreendedor de sucesso. Aquele que conseguir inovar, sair do lugar comum e experimentar o novo certamente levará a empresa a outro patamar. Portanto, “think outside the box” amplia as possibilidades do empreendedor. Mas como fazer isso na prática?

Ouça as pessoas para ampliar a sua visão

Aprenda a pensar diferente das outras pessoas, mas com coerência e inteligência. Para isso, ouça quem é criativo e compile as suas opiniões e ideias. Avalie as diferentes possibilidades, para que você possa ampliar a sua visão e encontrar as melhores soluções para o problema. Pense e questione sobre os seus aspectos mais significativos. Dessa forma, será muito mais fácil resolvê-lo.

Seja ousado e saia da zona de conforto

Quem deseja ser bem-sucedido nos negócios deve oferecer aos clientes algo novo e encantador. Para isso, fuja dos padrões e busque ideias criativas. Seja ousado e saia da zona de conforto. Sugira soluções inovadoras, que surtam resultados positivos. Ao oferecer soluções customizadas, que atenda às necessidades e aos desejos dos clientes, você finalmente terá seu reconhecimento e sua fidelização.

Adote pensamentos positivos e produtivos

Estudos recentes realizados na Universidade de Rice (Estados Unidos) comprovam que para pensar fora da caixa, é vital controlar as emoções negativas. Sendo assim, adote pensamentos positivos e produtivos, que possam levá-lo a seus objetivos. Caso contrário, os pensamentos negativos irão direcioná-lo apenas aos pontos negativos do problema. Mesmo em situações conflitantes, seja equilibrado e otimista, tenha resiliência e confiança no seu potencial.

Busque novas áreas do conhecimento

Manter-se atualizado e em contínuo estudo ajuda a compreender o todo que o cerca. Não foque apenas nas particularidades do seu negócio, aprenda a enxergar o mundo a seu redor. Por meio de novos conhecimentos, certamente você terá mais facilidade de resolver problemas parecidos com os da sua empresa. Buscar novas áreas amplia as suas perspectivas e o coloca a par do que ocorre no mundo empresarial.  

Quer ajuda para pensar fora da caixa? Conheça o CPT Plano de Negócios – Software para Elaboração de Plano de Negócios. Um software avançado, que ajuda o empreendedor a avaliar os riscos do negócio e a buscar as melhores soluções para os principais problemas.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *