Planejamento Financeiro para sair das dívidas

No final de cada mês, as pessoas ficam tentando esticar o dinheiro fazendo ajustes para tentar cobrir todas as despesas. Quem não faz um planejamento financeiro certamente fica sem o dinheiro já no primeiro dia do pagamento do salário.

Infelizmente são diversas pessoas que vivem no vermelho, estão endividadas e, pior não conseguem liquidar as dívidas e nem parar de comprar. Com isso as contas vão virando uma bola de neve. Para evitar esse tipo de problema é preciso entender e fazer um planejamento financeiro.

Muitas das vezes o que faz as pessoas entrarem em dívidas não é a falta de dinheiro e sim o descontrole dos gastos. Quem não tem controle sobre suas despesas irá se endividar mesmo que tenha um salário alto.

Um bom planejamento financeiro vai depender de muita disciplina e controle dos gastos. Ele fica mais fácil de ser realizado por quem tem objetivos, seja de comprar um carro, uma casa, poupar, viajar, liquidar uma dívida etc.

É importante lembrar que o planejamento financeiro é um processo racional de administrar a renda, os investimentos, as despesas, o patrimônio etc. Por isso ao faze-lo é preciso ter muita força de vontade e seriedade para que o planejamento seja eficiente.

Faça seu planejamento financeiro com auxílio do programa CPT Finanças na Família.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *