Planejamento tributário: garanta a saúde fiscal da empresa

O planejamento tributário é determinante para a saúde fiscal da empresa. A qualquer desvio ou deslize no controle financeiro dos negócios, tudo o que foi construído pode vir abaixo. Não é mera coincidência que todo empreendedor bem-sucedido sabe administrar bem as finanças, o que lhe permite pagar todas as despesas (principalmente tributos), alcançar uma boa receita anual e guardar uma reserva para investimentos futuros.

Realizar o planejamento tributário é indispensável. Quando a empresa deixa de fazê-lo, os riscos de abrir falência aumentam de forma significativa. Afinal são muitos os tributos a serem pagos obrigatoriamente (para evitar multas e entraves nos negócios). COFINS, PIS, CSLL, ICMS, IPI, IRPJ, INSS – dentre eles, impostos federais, estaduais e municipais, que levam o empresário à loucura.

Planejar o pagamento dos tributos é a melhor medida para manter os impostos em dia, sem deixar que nada passe despercebido. Além de se prevenir contra penalidades referentes ao não cumprimento das obrigações, o empresário garante maior economia nos tributos (elisão fiscal). Trata-se de uma forma lícita de pagar menos impostos – ou por tributos inadequados à categoria ou por tributos com o valor acima do normal.

Entretanto, o planejamento tributário deve ser realizado conforme a realidade da empresa, pois cada uma tem uma obrigação específica. Um bom profissional da área fiscal poderá ajudar o empreendedor nessa importante tarefa. Em geral, a cada início de ano fiscal, novo planejamento deve ser elaborado, considerando uma série de fatores – como rendimento dos negócios, processos internos da empresa, ou mesmo mudanças na legislação dos tributos.

Na verdade, ao planejar os tributos, a empresa ganha um excelente diferencial competitivo no mercado: saúde fiscal. Além disso, o planejamento auxilia na maior integração operacional da empresa e oferece ao empresário uma visão mais ampla dos negócios. Dessa forma, é possível enxergar além dos problemas e estar sempre pronto para lidar com imprevistos – tão comuns no mundo dos negócios.

Softwares de gestão das finanças, por exemplo, são uma ferramenta essencial ao empresário que busca o sucesso. Eles facilitam o acesso do empreendedor a informações necessárias a uma tomada de decisão imediata e mais acertada. Um deles é o CPT Controle Econômico e Financeiro – Software para Controlar o Resultado Econômico e Financeiro de um Negócio, o jeito mais fácil de avaliar os indicadores econômicos e financeiros da empresa.

Fonte: abc71.com.br

Por Andréa Oliveira.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *