Por que usar softwares na agricultura?

Logo após a explosão da evolução tecnológica, todas as áreas da produção humana foram afetadas, algumas de forma negativa e outras, de forma positiva. Mas, algumas atividades que já eram praticadas desde muitos anos, como é o caso da agricultura, ainda encontram certa dificuldade em utilizar a tecnologia dos softwares a seu favor.

Mesmo depois de todo o crescimento e expansão da tecnologia no meio rural, grande parte da dificuldade em utilizar softwares para a gestão agropecuária é a disponibilidade de internet, que ainda é dificultada em algumas propriedades rurais.

– Qual a finalidade do uso de Softwares?

Um software, que é um programa de computador que monitora e controla operações através do processamento de dados, pode ser utilizado para várias finalidades. No meio rural, por exemplo, seu uso vai desde o controle de operações como o transporte e logística da produção, o controle, o gerenciamento do planto, a análise de dados até um gerenciamento completo dos processos de produção. Ainda, podem mostrar soluções e apresentar caminhos, atuando como um assistente do produtor, que é quem terá a palavra final sobre tudo.

– Softwares e o meio ambiente

Também servem como auxílio no controle do clima. As mudanças climáticas ocorrem de forma frequente e, com isso, os produtores podem acabar tendo prejuízos. Existem softwares que fazem a análise climática e ainda aponta os locais com melhores condições para plantio, culturas adequadas à época de plantio, entre outras. Também é possível otimizar o uso de água com softwares que controlam a irrigação e a drenagem do solo.

– Produzindo mais e com mais qualidade

Com um bom software para isso, o produtor consegue obter três vantagens (entre várias outras) importantíssimas para a sua produção: organização, controle e redução de custos. Há vários softwares com várias finalidades, servindo desde à agricultura até à pecuária ou até aos dois. A partir disso, o com a facilidade do controle de sua produção, o produtor consegue produzir mais e melhor.

– Mercado exigente

É preciso estar atento aos consumidores, que estão cada vez mais interessados em saber de onde vêm os alimentos que eles consomem. E isso tem relação direta desde a matéria-prima até o destino final. O mercado de exportação, por exemplo, já exige que alguns itens tenham procedência e bom histórico.

– E quais são os benefícios?

São vários:

1- Facilidade de uso;
2- Otimização do tempo do produtor entre as tarefas administrativas e produtivas;
3- Tomadas de decisões precisas através da visualização de relatórios produzidos pelo software;
4- Aumento da produtividade;
5- Entre outros.

Ainda tem dúvidas? Um software é a forma mais prática de administração de um negócio rural, pois integra, facilita e otimiza todas as etapas da produção rural.


Fonte: AgroPro – blog.agropro.com.br
Por Renato Rodrigues

Conheça nossos Softwares da Área Gestão Agropecuária!

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *