Prepare-se para o futuro do agronegócio

Prepare-se para o futuro do agronegócio

Aqui no blog do CPT Softwares noticiamos progressos tecnológicos os mais diversos no mundo agro, tudo isso para tornar você produtor mais ciente e preparado para o futuro.

Apresentamos abaixo movimentos que podem mudar os rumos da produção rural. Eles trazem oportunidades e novos desafios para toda a cadeia produtiva, em um mundo consumindo cada vez mais e que, ao mesmo tempo, apresenta uma forte demanda por sustentabilidade.

Prepare-se para o futuro do agronegócio! Aqui vão 5 tendências que prometem transformar o setor nas próximas décadas:

1. Conectividade

Dados do IBGE mostram que 20% da população rural ainda não tem acesso à internet, já na cidade, o índice cai para apenas 1%. E quando há o serviço na área rural, ele não atende às necessidades das pessoas e das empresas.

Tendo maior viabilidade de se conectar no campo, aumentam-se as possibilidades de gestão e de inteligência. Os dados colhidos na lavoura e na pecuária poderão ser analisados e comparados aos de milhões de outras fazendas espalhadas por todo o mundo. A rede permitirá cada vez mais soluções específicas através de informações atualizadas e de interações de valor em tempo real.

Já ouviu falar em “Internet das Coisas” (ou IoT)? Saiba mais neste artigo:

2. Gestão da água

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a cada segundo são utilizados, em média, mais de 2 milhões de litros de água no Brasil. Quase 60% desse volume vai para a produção agropecuária, e a tendência é de crescimento desse consumo até o ano de 2030.

Mas como reduzir o consumo de água em um futuro de demanda crescente? Para isso, é preciso diminuir o desperdício e aumentar a eficiência de sistemas de irrigação.

O programa CPT Manejo de Irrigação trabalha assim, focado no uso inteligente da água. Seja seu sistema por aspersão convencional, localizado (gotejamento, microaspersão) ou pivô central, o software aumenta a sua eficiência na utilização da água nas plantações.

Quer saber mais sobre irrigação? Conheça as 4 principais técnicas no artigo:

3. Alimentos funcionais e nutracêuticos

Os funcionais surgiram no Japão na década de 1980, através de um programa de governo. Os nutracêuticos foram tendência pelos anos 2000, e compõem uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelo médico e à saúde. Ou seja, na verdade, esses alimentos não são novidade.

Mas estes serão cada vez mais estudados, a fim de melhorar processos metabólicos. Os compostos bioativos presentes são normalmente encontrados nos alimentos e podem também servir como complemento alimentar. O objetivo é ter alimentos mais saudáveis para uma população que envelhece e que aumenta sua expectativa de vida.

4. Edição genética

Desde que o CRSIPR alcançou o uso prático, em 2012, as revistas científicas e os órgãos internacionais de pesquisas querem saber até onde a edição genética pode ir. CRISPR é uma tecnologia de edição genética acessível, que pode ser aplicada tanto em humanos, quanto em animais e vegetais.

A tecnologia permite imprimir melhorias em um organismo sem a inclusão de DNA de outra espécie. Com edição genética, é possível criar em uma planta resistência à pragas e doenças, para que ela necessite de menos defensivos, por exemplo.

No ano passado, o Brasil normatizou o uso de técnicas de edição de genomas em plantas, animais e micro-organismos. A resolução estabelece requisitos e abre caminho para a prática científica, sob a guarda da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.

5. Inteligência Artificial

As pessoas podem se tornar cada vez mais produtivas com o auxílio de máquinas inteligentes. Ainda mais com os avanços da computação quântica, que promete processamento de informação exponencialmente mais rápido que o computador convencional mais potente.

A ideia de inteligência está na capacidade de um sistema computacional de tentar imitar habilidades humanas. O sistema simula nosso poder de aprendizagem e aplicação desse aprendizado em diferentes contextos.

Se está procurando um software inteligente para te ajudar com a gestão da sua fazenda, o CPT Fazenda Premium pode te ajudar. Ele não tem inteligência artificial, mas permite controlar as finanças de toda a sua propriedade, o gado, plantação, avaliar de patrimônio e mais. Tudo isso em um programa simples de usar.

Fonte: Dinheiro Rural, Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *