Irrigação: aspectos importantes

A irrigação é um procedimento usado para a melhoria da produção agrícola. Ela constitui um conjunto de operações que compõe um sistema, necessário ao atendimento das necessidades de água para as plantas, bem como a eliminação de seu excesso, que ultrapassa a relação solo-água-planta. É um sistema de produção, não uma atividade isolada.

Todo o processo de produção dentro desse sistema deve ser dominado pelo irrigante, como a escolha de variedades adaptadas à uma região, o espaçamento de plantio, a adubação que satisfaça as condições de altas produtividades, o controle fitossanitário, o combate à erosão, a aplicação correta da água de irrigação, a colheita e a comercialização. Por meio das modernas tecnologias de produção agrícola disponíveis, hoje em dia, é possível que o irrigante tenha controle de todo esse processo de forma eficiente.

As modernas tecnologias de produção agrícola, junto a um programa de adubação equilibrado, reúnem todas as condições para que o material genético da plantação expresse todo o potencial produtivo. Água e nutrientes são insumos que andam juntos e são a base da produção agrícola.
 
Atualmente, a elevação dos custos de energia e a escassez de água têm obrigado o irrigante a assumir posturas diferenciadas em relação a esse assunto. O manejo racional da irrigação é uma questão que abrange aspectos econômicos envolvidos no processo. Tanto o excesso quanto a falta de água podem interferir na produtividade de uma cultura. Por exemplo: o feijão não é muito tolerante ao excesso de água, já o abacaxizeiro suporta períodos de maior escassez.

Portanto, antes de iniciar um programa de manejo da irrigação, é fundamental conhecer todos os aspectos que envolvem esse sistema. Isso vai do conhecimento da fisiologia da planta a qual pretendemos irrigar – importante para saber quais os períodos críticos de consumo de água e seus reflexos na produtividade, até os recursos disponíveis para a produção da cultura.



Por Lidiany Duarte
Fonte: Manejo da Irrigação – Fernando Braz Tangerino Hernandez – UNESP

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *