O futuro da sua produção

Você, produtor de leite, com certeza se preocupa com seu negócio a longo prazo. É provável que já tenha se perguntado como estará sua produção daqui a 10, 20 anos.

Mas, você já pensou mais longe? Quem é que vai cuidar da sua fazenda na próxima geração?

O Censo Agropecuário divulgado em outubro de 2019, aponta dados relevantes para o futuro da produção rural. Nos últimos 10 anos, houve uma redução da presença dos jovens no campo e uma tendência de envelhecimento da mão de obra.

Conheça o Clube de Bezerras

Para favorecer a sucessão familiar na produção de leite, cooperativas do estado do Paraná montaram um projeto educativo chamado Clube de Bezerras. O projeto leva crianças, de 8 a 15 anos de idade, a terem contato direto com os bovinos, despertando assim, o desejo de futuramente trabalharem no campo.

Criado na década de 1980, o Clube das Bezerras é iniciativa de produtores de leite das colônias holandesas de Carambeí e de Castro. Outras cidades também adotaram o projeto, como Arapoti. O projeto já formou mais de 1.300 moradores da região.

Como funciona o clube?

Cada criança escolhe um bezerro recém-nascido, e cuida dele até que chegue mais ou menos aos seus 5 meses de idade. Neste processo, as crianças aprendem os cuidados básicos da criação: alimentação, pesagem, remédios, etc.

Uma vez por mês, a garotada é reunida para uma aula com a zootecnista. Cada aprendiz do clube registra o progresso do seu animal em um diário.

Na formatura do curso tem uma competição. Ano passado, a formatura aconteceu na Expoleite, uma das maiores feiras do setor leiteiro do Brasil. As crianças, então, desfilam com seus animais para um juiz, que premiará o bezerro mais bem cuidado.

Pense você também no seu futuro da sua fazenda. Com softwares de gestão rural sua produção se mantém saudável e crescente a longo prazo.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *