Qualidade no processamento de produção de rações para aves e suínos

No Brasil, cerca de 90% da produção de ração é destinada para a avicultura e suinocultura e, para o produtor, a alimentação é um dos maiores gastos na criação de aves e suínos, cerca de 70% dos custos, sendo, por isso, um fator que deve ser bem administrado para que a atividade seja rentável. Dessa forma, qualquer fator que favoreça a melhora de eficiência no uso dos alimentos implica em reflexos diretos sobre a lucratividade. Isso poderá ser feito de diversas maneiras, principalmente por meio de processos de gestão, particularmente com foco no aumento da eficiência no uso de insumos ou o melhor aproveitamento dos alimentos.

Não há dúvidas de que fornecer uma dieta de qualidade a custos compatíveis é essencial para o sucesso da atividade. Entretanto, é preciso observar que uma ração de qualidade é obtida a partir de grãos de qualidade. Dentre os prejuízos anuais do agronegócio, a perda de grãos ocasionada pelo mau armazenamento é bem grande. As medidas de controle de pragas nos galpões estabelecidas atualmente baseiam-se, comumente, em aplicar inseticidas e outros venenos nos grãos, comprometendo os atributos do produto estocado. Isso tem gerado perdas de alimentos e reduzido significativamente a qualidade da matéria-prima das formulações as quais, ao serem consumidas pelos animais, provocam um resultado ruim para o negócio, seja pela diminuição da produtividade ou pela contaminação do produto final.

Nesse contexto, é compreensível as exigências dos consumidores pela redução do uso de produtos químicos nocivos na agricultura e a pressão para combater o desperdício de alimentos. Para o segmento de produção de ração, este momento é adequado para modernizar os procedimentos de fabricação e armazenamento, apesar de isso só ser possível quando os produtores entenderem a importância dessas ações.

E para auxiliar o trabalho dos administradores rurais a alcançarem seus objetivos, o CPT Softwares oferece sistemas de gerenciamento completos e seguros capazes de promoverem a prosperidade do agronegócio por meio de ferramentas de otimização de resultados e controle, sistematização e análise de informações. Conheça e adquira os softwares da área de Gestão Agropecuária.

CPT Fazenda Agrícola e Pecuária – Software para Gerenciamento Financeiro e Econômico de Atividades Agrícolas e de Pecuária em Propriedades Rurais

CPT Fazenda Agrícola – Software para Gerenciamento de Atividades Agrícolas

Fonte: Portal da Educação – portaleducacao.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *