Saiba o que fazer com o seu décimo terceiro salário

Entrar no ano novo com dinheiro no bolso é o sonho de todos os brasileiros. Porém, esse sonho acaba sendo deixado de lado em virtude do consumo imediato. O 13° salário ajuda a organizar a vida financeira de muitos brasileiros. O problema é que ele aparece logo na época mais consumista do ano: o natal. Todo esse dinheiro, que poderia ser investido em uma poupança ou para o pagamento de dívidas, acaba ficando nas mãos dos lojistas.

Os consumidores sabem exatamente o que deveriam fazer com o 13º salário – pagar dívidas, investir uma parte e só então pensar em gastar – mas o que se vê na verdade são pessoas se endividando cada vez mais.

De acordo com o levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese), o 13º salário deve injetar R$102 bilhões na economia do país. Uma  pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), revela que 76% dos brasileiros entrevistados pretendem comprar eletroeletrônicos ou eletroportáteis e 19% pretende gastar o dinheiro extra com presentes.

Para aqueles que têm dúvidas sobre o que fazer com o dinheiro, os economistas e especialistas financeiros são unânimes nas orientações. Confira algumas dicas abaixo:

– Pague suas dívidas: Recuperar o crédito é, sem dúvidas, um grande benefício, pois com o nome limpo na praça, é possível pensar em investir em outros projetos. Para isso, não se deve ceder às tentações de consumo, nem usar o 13º para fazer outras dívidas. Além disso, o ideal é pagar primeiro as dívidas mais antigas e as que cobram os juros mais altos;

– Invista: É sempre bom lembrar que o início do ano começa cheio de tributos que acabam elevando os gastos da família. O dinheiro dos impostos e gastos tradicionais devem ser reservados. Para quem não tem dívidas a pagar, a melhor opção é sempre guardar o dinheiro na poupança;

– Por fim, gaste: Quem não tem dívidas pode usar o salário-extra para fazer compras ou investir em lazer e viagens. Mesmo assim, o ideal é esperar as festas passarem para garantir descontos maiores;

Para entrar no ano novo com o pé direito, é preciso autocontrole nas compras de natal e saber exatamente a quantia que não se deve gastar, priorizando os investimentos para garantir futuras realizações.

Clique aqui para baixar gratuitamente o software CPT Planejamento   View more presentations from CPT Softwares.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *