Segundo o meteorologista Willians Bini, a previsão de chuvas tende a zero pelos próximos meses na região mais central do país. A situação ajuda na ocorrência e aumento de queimadas.

Ano passado, houveram incêndios gravíssimos ao redor do mundo, como no Brasil, Austrália e EUA. O uso consciente do fogo e métodos alternativos de limpar um terreno ajudam na redução deste problema. Leia este artigo sobre o assunto: 

Previsão para os próximos meses

O inverno já é um período climatologicamente mais seco. Nesta estação, as precipitações tendem a zero milímetros, principalmente no Centro-Oeste.

A seca deve atingir em julho o Mato Grosso, parte do Tocantins, Goiás, interior da Bahia e norte de Minas Gerais. Em agosto, a situação se espalha ainda mais pelo Brasil, até a primeira quinzena de setembro.

A umidade também muito baixa aumenta o risco de haver fogo, condição que deve ser vista até o começo de setembro. Apenas com a transição do inverno para a primavera, na segunda quinzena do mês, é que existe a possibilidade de mais chuvas nos estados do Centro-Oeste.

Com a previsão média para julho de apenas 2 milímetros de chuva, não é difícil se registrar casos de combustão espontânea, ou seja, da vegetação pegar fogo sozinha. Por isso, fique atento a sua lavoura. A melhor forma de combater o fogo é a prevenção. 

Prevenindo incêndios

Existem formas de evitar o alastramento do fogo. Invista nestas medidas, principalmente se sua plantação se localizar em regiões de seca mais intensa:

  1. Faça aceiros na sua propriedade e dê manutenção a eles: Aceiros são áreas sem vegetação que cortam a lavoura, a fim de evitar que o fogo tome a produção inteira. A manutenção deles aumenta a segurança da sua plantação.
  2. Cuide bem das suas máquinas agrícolas: Há casos de máquinas que superaqueceram, incendiaram a propriedade e causaram grandes estragos na plantação. Para evitar este tipo de problema, faça a manutenção dos equipamentos como indicar o fabricante.
  3. Tenha um plano de ação contra incêndios: Estabeleça todas as ações contra o fogo antes que o perigo bata a sua porta. Tenha tudo planejado, desde a prevenção até como combater o incêndio. O treinamento de funcionários ajudará a reduzir os danos e a manter o controle até a chegada dos bombeiros.

Invista na segurança da sua fazenda! Com o CPT Fazenda Premium, você tem maior estabilidade financeira. Tenha o controle completo da sua atividade agrícola, de forma detalhada e simples de entender. O software te ajuda na melhor tomada de decisão, evitando prejuízos na sua fazenda.

Fonte: Canal Rural, Silomax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *