O excesso de peso leva a queda de produtividade, infertilidade das vacas e menor qualidade do sêmen dos bois.

Por isso, é importante saber identificar em que condição seus animais estão, para engordá-los de maneira controlada. Leia também este artigo sobre o peso dos bovinos:

Veja logo abaixo algumas razões para que os animais cheguem ao sobrepeso:

Causas da obesidade

O peso elevado pode ocorrer quando o gado criado a cocho recebe uma dieta excessiva com ração. Outra possibilidade é de vacas criadas a pasto que não emprenham no período de 1 ou 2 anos. Estas acabam acumulando uma energia que seria direcionada à gestação ou a lactação.

A engorda descontrolada nas fêmeas também pode ser o resultado de problemas físicos, como cistos no ovário. Os cistos levam as vacas à perda do cio, infertilidade, e, com o tempo, afetam a sua produção hormonal, fazendo elas se comportarem como bois.

Use tecnologia para controlar a engorda do seu gado. Com o software CPT Ração Premium, você balanceia a alimentação especificamente para a sua produção animal:

Identificando a obesidade

Para identificar o animal obeso, o gado é avaliado através do chamado “escore de condição corporal”. O método se baseia na observação de características visíveis pelo corpo do animal, pelas quais fica claro o nível de gordura presente.

Na Embrapa se utiliza uma escala de 1 a 6. Nesta escala, 1 e 2 significa que a vaca está magra; 3 e 4, média inferior e superior, respectivamente; já 5 e 6, o animal está gordo, sendo apenas o 6 relativo ao bovino obeso.

O animal revela que tem obesidade pelo acúmulo de gordura em diversas regiões do corpo. Observe se há excesso nos locais como a base da cauda, maçã do peito e nos ossos da garupa.

Para auxiliar o produtor na avaliação, o pesquisador da Embrapa Luiz Pfeifer criou uma ferramenta simples e fácil de usar. Ela foi chamada de “Vetscore”, e, em poucas palavras, é como uma régua com uma articulação no meio.

A ferramenta é colocada bem no meio da garupa do animal, entre a última vértebra lombar e a primeira vértebra sacral. Então, fecha-se o Vetscore até tocar o máximo de pele possível. O ângulo que a ferramenta faz sobre o bovino indica a condição corporal: vermelha (baixa), verde (adequada) ou amarelo-alaranjada (alta).

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *