Tecnologia simples ajuda na irrigação de lavouras

Tecnologia simples ajuda na irrigação de lavouras

Bomba Rosário é um equipamento que têm ajudado na irrigação de pequenas produções rurais no sertão do Nordeste. Trata-se de uma bomba d’água barata e de fácil construção.

Você sabe quais são as 4 principais técnicas de irrigação? Conheça elas lendo o nosso artigo sobre o assunto. Clique no link e descubra:

A iniciativa

A tecnologia é resultado da iniciativa dos estudantes do Instituto Federal do estado do Ceará Rifandreo Barbosa, de engenharia ambiental, e Breno Araújo, de química. Os dois adaptaram uma ideia já existente, aplicado-a em uma comunidade rural localizada na cidade de Maracanaú (CE).

O protótipo foi feito com canos, conexões, redutores de plástico, corda e anéis de borracha. Materiais simples, que podem ser adquiridos por cerca de R$ 200.

A máquina é chamada de Bomba Rosário por causa dos anéis de borracha espalhados pela corda do equipamento, lembrando um rosário de rezar o terço.

Na prática

Antes da Bomba Rosário, o produtor Antônio Barros da Silva, conhecido como “Sucata”, precisava tirar a água do poço, armazenar em uma caixa d’água, para depois regar sua plantação. Fazia tudo isso manualmente.

Use tecnologia a favor da sua lavoura. Diminua o desperdício de água e aumente a eficiência com um dos nossos softwares de manejo de irrigação:

Então, a horta do produtor foi escolhida para fazer o primeiro teste do equipamento na prática. Com isso, houve uma grande redução no tempo que leva para a irrigação. O que lhe rendia até três horas de trabalho por dia, hoje, com a bomba, é feito em 40 minutos.

Agora, o “Sucata” só precisa girar uma manivela para irrigar a sua lavoura. A bomba é conectada a um sistema de mangueiras e canos que fazem a aspersão diretamente nos canteiros.

O “seu Sucata” não é o único a utilizar a tecnologia. O equipamento transformou a vida de indígenas da comunidade dos Pityguaras. Com a Bomba Rosário, cerca de 15 famílias da comunidade estão sendo beneficiadas. A tecnologia permitiu aos índios montarem hortas tanto para consumo quanto para geração de renda.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *