Tomate Vero promete alta produtividade!

Tomate Vero promete alta produtividade!

Você produtor de tomate, está procurando uma espécie mais resistente? Ou você quer se aventurar na produção de tomate e não sabe qual espécie escolher? O Vero pode ser uma opção pra você!

Existem diversos tipos de tomates, como o Saladete, Caqui ou Cereja. A diversidade é uma grande vantagem que temos atualmente. E parece que temos mais uma variedade pra entrar nesse jogo: o Vero.

Mas de onde vem esse nome?

As raízes do tomate Vero vêm lá da Itália, e seu nome é um termo da língua italiana, que, em português, significa “verdade”. “Vero”, então, se refere tanto a sua origem, quanto mostra sua proposta de revelar o real sabor do tomate.

Mas o que o Vero tem de diferente das outras espécies?

1. Sabor diferenciado

O tomate Vero, que foi desenvolvido pela Horticeres Sementes, é fruto de cruzamentos genéticos, com o objetivo de agregar mais sabor. A busca por um produto mais saboroso é uma forte tendência do mercado consumidor.

2. Formato característico

Para ajudar na sua identificação, o Vero foi feito com o corpo mais alongado e coloração mais forte. Essas características ajudam a cativar o consumidor final, por trazer uma imagem de um fruto mais saboroso. Outras características que esse tomate apresenta são: menos água livre dentro do fruto, e mais fibras, o que deixa o tomate com uma consistência mais firme.

3. Maior Resistência

O Vero foi criado para ter um maior pacote de resistências à pragas e doenças, como fungos do solo, o “vira-cabeça” e o TYLCV. Isso facilita o cultivo para o agricultor, e permite o menor uso de defensivos agrícolas. Essa espécie também possui uma melhor conservação pós-colheita.

4. Versatilidade

O tomate Vero pode ser plantado em vários climas, cultivado em campo aberto, estufas de alta tecnologia ou estufas mais simples. Este fruto está em produção pelo Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Com todas essas vantagens, o Vero se torna uma opção a ser considerada, principalmente, quanto a cultivos a céu aberto. Sua maior resistência à doenças contribui para uma maior produtividade, com menos perdas, e menos uso de agrotóxicos.

E aí, você já tinha ouvido falar do tomate Vero? Curtiu a novidade? Comente o que você achou desse assunto!

Nos vemos na próxima!

Fonte: Grupo Cultivar, Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *