Traçando metas para a vida

Traçando metas para a vida

Traçar uma meta, faz parte da administração financeira. O exercício de alcançar a meta, ajuda as pessoas a exercerem algum controle sobre os mais variados acontecimentos em sua vida. Quando se poupa continuamente, o somatório dessa poupança vai acumulando gradativamente ao longo dos meses, e assim é possível chegar a uma boa quantidade de dinheiro para então, alcançar a meta estabelecida.

Quando se tem uma meta para alcançar, a pessoa começa a poupar, passa a economizar dinheiro e evita gastar com produtos supérfluos. As metas podem ser de curto, médio e longo, porém para serem realizadas, algumas necessitam mais do esforço pessoal e do tempo, já outras, de recursos financeiros.

As metas de curto prazo são aquelas que surgem quando existe uma demanda ou uma necessidade, por exemplo, poupar para quitar dívida, pagar o material escolar. Alguns imprevistos, requerem disponibilidade imediata de recursos.

Metas de médio prazo são aquelas que estabelecemos para um futuro próximo porque ainda não temos condições de alcançar, por exemplo, comprar um computador, trocar o armário da cozinha.

Para alcançar as metas de longo prazo, a pessoa não dependem somente do recurso financeiro, depende também da disponibilidade e tempo por exemplo, formar os filhos, fazer uma longa viagem.

No programa CPT Finanças na Família é possível registrar as metas através de um correto controle financeiro.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *