Use a “cama de frango” para gerar energia limpa

Use a “cama de frango” para gerar energia limpa

Você já pensou o que fazer com a cama de frango da sua criação, depois de retirá-la da granja? As vezes, pode ser difícil encontrar um destino apropriado. Mas e se você pudesse reduzir sua conta de luz a zero e ainda lucrar com o rejeito da sua criação?

Sua fazenda precisa adquirir um biodigestor para fazer isso. Vou te mostrar como essa aquisição pode trazer benefícios não só para a sua, mas também para outras famílias.

Gerando energia

Para esclarecer, um biodigestor é um maquinário que produz energia por meio dos gases formados pela fermentação de dejeto animal. O resíduo passa de uma moega para uma esteira e depois vai à um tanque. Mistura-se o resíduo com água dentro deste tanque. A mistura fica armazenada por 30 dias, e é nesse tempo que os microrganismos fermentam o material e produzem os gases.

O biogás produzido pode substituir a energia elétrica na iluminação e em eletrodomésticos. Pode também ser usado em fogões e carros de combustão interna.

Assim, é possível tornar sua fazenda autossuficiente em energia. E mais do que isso, pode-se garantir uma renda extra com a atividade. Fazendas usando o biodigestor conseguem produzir energia além das necessidades da propriedade, e podem vender o excedente para vizinhos e distribuidoras de energia.

Transformar em adubo

A cama de frango passa por um processo que separa resíduos sólidos e líquidos. A parte sólida pode ser usada como um eficiente adubo, capaz de eliminar agentes patogênicos, evitar a infestação de moscas e pragas como cupins e larvas de besouros. Este adubo também tem matéria orgânica, que ajuda no crescimento das raízes das plantas, no armazenamento de água e retenção dos nutrientes no solo.

Para utilizá-la desta forma, o produtor deve antes analisar o solo e o composto para a adubação. Deve-se verificar se existe a necessidade de complementar com adubo químico.

Essa é uma maneira de aproveitar algo que seria jogado fora. Além de ficar em paz com a natureza, usando fontes renováveis de energia, você pode também lucrar com essa decisão.

Fonte: Canal Rural, Globo Rural, AB Araujo, Jornal Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *