Vantagens da conexão entre indústrias e startups ou scale-ups

Há várias vantagens na conexão entre indústrias e startups ou scale-ups, dentre elas, o aumento da força competitiva da indústria nacional e o estímulo à inovação. E o Programa Nacional Conexão Startup Indústria tem comprovado que essa associação, de fato, impulsiona o processo de inovador no setor industrial. Afinal são as startups e as scale-ups que sabem lidar melhor com o surgimento de novas tecnologias, metodologias e modelos de negócio.

O setor industrial tem percebido o quanto é importante essa conexão. Não é mera coincidência que a maior parte dos segmentos industriais têm aderido ao Programa Nacional Conexão Startup Indústria. Já foram enviados 49 cadastros por parte de indústrias dos mais diversos segmentos: construção civil, metalurgia, eletrônica, energia, mineração, aeronáutico, química, farmacêutica, cosméticos, têxtil, alimentício, papel e celulose, além de bens de capital, entre outros.

Estudos afirmam que 16% das indústrias cadastradas no Programa Nacional Conexão Startup Indústria são proativas e se comprometem a assumir os riscos. Já a porcentagem restante é mais cautelosa e prefere esperar o melhor momento para tomar uma decisão. Além disso, dependendo do segmento industrial, umas indústrias conseguem ser mais inovadoras do que as outras.

Embora a associação entre indústrias e startups ou scale-ups seja uma realidade em nosso país, ainda é preciso maior engajamento entre as partes, por meio do fortalecimento de iniciativas como as do Programa Nacional Conexão Startup Indústria. Dessa forma, será possível aumentar a competitividade, a eficiência e a produtividade dos inúmeros segmentos da indústria, sejam eles os de aeronáutica e metalúrgica, sejam eles os de cosméticos e farmacêutica.

A inteligência e o conhecimento fortalecerão o elo entre os agentes inovadores do setor produtivo do Brasil. Com isso, os empreendedores serão capazes de fechar excelentes negócios, pois terão força competitiva para tal. A união entre indústrias e startups ou scale-ups tem preparado o mercado nacional para a transformação digital. Em um futuro próximo, investir em inovação tecnológica será a palavra de ordem dos vários segmentos.

Conheça o CPT Agenda – Software para Organizar Compromissos e Tarefas do Dia a Dia.

Leia o artigo “Como transformar sua indústria em 4.0”.

Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *