Vantagens do uso da água residuária na irrigação

O uso da água residuária na irrigação deve ser viável econômica, técnica e ambientalmente. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade da lavoura e garantir boa rentabilidade ao produtor, sem gerar impactos ambientais. Sem falar que o aproveitamento da água oferece maior sustentabilidade à produção. No Brasil, há 13 anos, a prática foi regulamentada – abrangendo o reúso da água para diversos fins. Posteriormente, foi acrescentado o reúso para fins agrícolas.

Em 2005, o CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos, instituiu a Resolução Nº 54. Por meio dela, passaram a ser determinados critérios, diretrizes e modalidades gerais para regulamentar e impulsionar o reúso direto de água não potável no Brasil. Já em 2010, a Resolução nº 121 veio estabelecer alguns parâmetros para regulamentar e estimular o reúso na agricultura.

A água residuária na agricultura é uma alternativa ecologicamente viável para o destino de esgotos domésticos. Na verdade, esse grande volume de efluentes com alto grau de poluição pode ser aproveitado, contanto que seja seguida criteriosamente uma política de reutilização de águas residuárias no meio agrícola. Com isso, o agricultor poderá diminuir o uso de fertilizantes minerais, ao mesmo tempo que melhora a qualidade do que é produzido na lavoura.

É importante ressaltar que os efluentes apresentam grande potencial quanto à oferta de nutrientes para as mais variadas culturas. Além disso, a água residuária usada na irrigação garante ao agricultor e ao meio ambiente:


Vantagens, como:


->Reduz o uso de fertilizantes minerais;
->Garante suprimento de água o ano todo;
->Impede o lançamento de esgotos domésticos em corpos d’água;
->Permite o suporte de matéria orgânica e nutrientes ao solo, essenciais às plantas;
->Estimula a produção de alimentos, com excelentes resultados ambientais, técnicos e econômicos.


Por Andréa Oliveira

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Conheça os Softwares para Gestão Agropecuária.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *