Gerente técnico de suínos da Biomin revela avanços no controle de doenças usando produtos de origem vegetal.

Um grande desafio para a suinocultura é o controle sanitário. É preciso evitar a entrada de novos agentes patógenos na granja, consequentemente, diminuindo a proliferação de doenças.

Neste cenário, os antibióticos costumam ser utilizados. Outros usos na cultura estão ligados a promover o crescimento dos animais, aditivando as rações. Com a maior preocupação dos consumidores sobre o uso de antibióticos na produção, procura-se outras formas de tratamento dos animais.

A prática mais comum nos plantéis visa a redução dos antibióticos, o que deve ser acompanhado de melhorias no manejo, ambiente, biosseguridade, bem-estar animal, vacinação, entre outros.

Especialistas do setor suíno debatem o bem-estar dos porcos dentro do processo de produção. Leia o artigo completo clicando no link abaixo:

Por isso, cresce na suinocultura o uso de aditivos elaborados a partir de elementos naturais, como óleos, especiarias ou extrato de plantas.

Vladimir Borges, gerente técnico de suínos da Biomin, afirma que os fitogênicos, produtos de origem vegetal, têm mostrado efeitos positivos tanto na saúde dos animais, quanto em maior produtividade.

Foi observado nos porcos melhora no consumo de ração, modulação da microbiota, maior digestibilidade dos alimentos e equilíbrio da saúde intestinal. Enquanto isso, houve melhores resultados nas características de carcaça e na melhoria de sabor e maciez da carne suína.

Os fitogênicos não apresentam limitações, nem quanto a etapa de vida dos animais nem qualquer contra indicação. A aplicação desses aditivos pode ser feita nas primeiras horas de vida dos suínos, após a ingestão do colostro, diminuindo as diarréias nos primeiros dias de vida dos novos leitões. Além disso, as matrizes são desmamadas com menor perda de gordura corporal durante a lactação.

Quanto mais produtores aderirem a novos aditivos e estratégias de prevenção de doenças, menor será a necessidade do uso de antimicrobianos. Desta forma, a fim de atender às demandas atuais, a suinocultura caminha para um futuro cada vez mais sustentável.

Tenha porcos saudáveis e produtivos com o CPT Ração de Suínos! O software foi feito especialmente para a melhorar o ganho de peso e a reprodução dos seus animais. Saiba mais sobre o nosso programa clicando no link abaixo:

Fonte: Revista Rural, Agroceres Multimix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *