Você está cuidando bem dos dados do seu cliente?

O comércio pela internet é um recurso que está sendo explorado por empreendedores variados, tais como redes varejistas, pequenos, médios e grandes empresários, prestadores de serviços, entre outros. O sucesso das lojas online se dá, principalmente, pela flexibilidade de horário que os consumidores têm para comprar e a possibilidade de atender clientes de todas as partes do país, muitas vezes do mundo, oferecendo, na maioria das vezes, produtos diferenciados dificilmente encontrados em lojas físicas.

Entretanto, muitos e-commerces preocupam-se muito em oferecer muitas variedades, produtos personalizados ou sob encomenda, site visualmente atrativo e fácil de navegar, ótimas condições de pagamento etc. e acabam deixando em segundo plano um dos fatores mais importantes para uma loja virtual: a segurança.

Nome de usuário, e-mail e senhas usadas em sites de venda, assim como dados dos cartões de crédito, são valiosas para aqueles que cometem crimes pela internet. Com essas informações em mãos, é possível clonar cartões de crédito e realizar compras em nome de outras pessoas, razões que colocam as lojas virtuais sob a mira de ciberataques.

Nos dias de hoje, é relativamente simples criar um e-commerce, sendo necessário apenas contratar o serviço de uma plataforma, ou usar alguma das gratuitas existentes, e iniciar seu comércio online. Todavia, essas plataformas são responsáveis apenas por manter o sistema disponível a todo o tempo, não tendo responsabilidade alguma em relação ao armazenamento de dados dos clientes e outros aspectos. Portanto, é preciso se resguardar, pois, ao escolher um site para efetuar uma compra, o consumidor está confiando naquela empresa e, caso suas informações pessoais sejam roubadas e usadas em golpes, além de nunca mais comprar por essa loja, ainda fará um marketing boca a boca negativo, afetando consideravelmente a reputação do negócio.

Diante de tudo isso, é perceptível que o empreendedor precisa reconhecer que ele também é responsável pelas informações dos seus clientes e, além de uma loja online eficiente, deve oferecer um espaço virtual realmente seguro a fim de evitar perdas e outros transtornos.

Adquira as plataformas para gestão do CPT Softwares e disponha de mais segurança, organização, controle e otimização de processos na sua empresa! Confira os softwares da área de Gestão de Empresas e aumente o desempenho e lucratividade do seu negócio!

CPT Almoxarifado – Software para Gerenciamento de Almoxarifado

CPT Microempreendedor – Software de Gerenciamento Financeiro para Profissionais Autônomos, Liberais e Microempreendedor Individual

Fonte: Administradores – administradores.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *